Escola Gaspar no MIC

Nos dias 11, 12 de junho todas as Escolas, Centros de Educação Infantil, Núcleos Escolares de Contraturno do Pólo Jataí estiveram estarão envolvidos na 2ª Mostra de Ideias e Curiosidades. Mais de 200 trabalhos foram expostos nestes 2 dias, no Ginásio de Esportes do Lar Padre Jacó, no Bairro Fazenda. O evento fez parte das comemorações de 152 anos de Itajaí.

Devido ao grande sucesso do ano passado, a Secretaria Municipal de Educação promoveu novamente a Mostra que tem como objetivo fomentar a pesquisa e a investigação dos alunos. O evento também visa mostrar como é o processo de ensino na Rede Municipal, além de valorizar diferentes atividades nas 107 unidades da Educação Municipal.

Nossa escola, além de participar com diversos trabalhos, um deles foi um belo cartaz que materializou todo o Resgate Histórico do Bairro Fazenda. O cartaz foi documentado ricamente com fotografias que registraram o “ontem e o hoje” do nosso bairro, oportunizando a todos verificarem as diferenças que o progresso trouxe ao longo dos anos. Ressaltando também as fotos da Escola Básica “Gaspar da Costa Moraes”, que desde 1923 faz a história da educação em Itajaí.

Na  MIC também expomos trabalhos relacionados com meio ambiente e educação. A Sustentabilidade resulta de um processo de educação pelo qual o ser humano redefine o feixe de relações que perpassam pelos mais diversos universos, como a preservação da terra, do ar, da água e da saúde do ser humano na busca do equilíbrio ecológico, da solidariedade e o respeito para com as gerações futuras.

Somente um processo generalizado de educação, pode criar novas mentes e novos corações capazes de fazer a revolução paradigmática, exigida pelo risco global em que vivemos.

A Escola Gaspar da Costa Moraes seguindo o pensamento de Paulo Freire que diz: “A educação não muda o mundo, mas as pessoas que vão mudar”, acredita que não temos outras alternativas, se não a mudança de hábitos corriqueiros, como produzir menos lixo; reaproveitar ou reciclar tudo o que é possível; entre outros.

A apresentação de um desfile com alunas usando sacolas retornáveis, é sem duvida, um maneira ecologicamente correta para começarmos de maneira simplista a educação para a transformação.

E desta forma, trabalharmos as questões ambientais de forma global e integrada sob o prisma da ética e da responsabilidade pra com o futuro da terra e do ser humano.

Os alunos adoraram apresentar os trabalhos durante a Mostra de Ideias e Curiosidades, na oportunidade, eles utilizando rolinhos de papel reciclado, demonstraram a geometria que é um campo fértil para resolução de situações problemas, para todos os visitantes e também para a RIC Record que entrevistaram nossos alunos e passaram no Jornal do Meio Dia.

Como podemos constatar o trabalho com noções geométricas contribui para a aprendizagem de números e grandezas, pois estimula o educando a observar, perceber semelhanças e diferenças, identificar regularidades, vistas, etc.

A partir da exploração dos objetos do mundo físico, o educando estabelece relações entre a matemática, acadêmica, as outras áreas do conhecimento e sua vida cotidiana.

2 comentários em “Escola Gaspar no MIC”