Tem novidade e prêmios no Projeto Blog Destaque

Aconteceu em 05/08 um encontro com os instrutores da rede, onde além da apresentação do projeto Tem Ideia na Rede, debatemos melhorias, expectativas e ampliação do Projeto Blog Destaque.  O resultado desta reunião foi excelente, quando a proposta passa pelo grupo os resultados sempre ganham muito mais significado.

As novidades no projeto contam com escolha mensal de quatro blogs. As alterações da regulamentação passam a valer a partir do mês de setembro, e a grande novidade conta com premiação dos blogs vencedores.

A escolha do Blog Destaque deixa de ser semanal e passa a ser mensal. Serão eleitos quatro blogs por mês, ou seja, as escolas seguem realizando seus posts diários, a comissão segue contabilizando os dados até o final de cada mês, no início do mês seguinte será divulgado o resultado com os quatro blogs vencedores conforme os quatro critérios. Ex.:

Projeto Blog Destaque – Vencedores do mês de Agosto:

Número de postagem – E.B. José Medeiros Vieira

Blog mais votado – E.B. Yolanda Ardigó

Atividade Interativa – E.B. José de Anchieta

Iniciativa pedagógica –  G.E. Gessele Orsi

Dos critérios:    1 – Número de postagem – segue o critério de blog com maior número de posts.

                               2 – Blog mais votado – Abertura de votação no blog da SME, o blog mais votado vence. A votação fica aberta do primeiro ao último dia de cada mês. Voto aberto ao público.

                               3 – Atividade Interativa – Atividade pedagógica interativa para que os leitores possam responder/interagir. Ex.: Edilim, Apresentação de Slide, etc.

                               4 – Inovação pedagógica –  todas aquelas práticas, ações, iniciativas, projetos ou propostas ligadas ao ensino que tiveram resultados positivos para os alunos, professores, comunidade escolar. Ex: desafios, aulas inovadoras, mediações tecnológicas no espaço educativo, oficinas.

O mesmo blog pode ser vencedor em mais de uma categoria. Todos os blogs concorrerão automaticamente nas categorias Números de Postagem e Blog Mais Votado. Para concorrer nas categorias Atividade Interativa e Iniciativa Pedagógica, o instrutor deve, durante a edição do post na lateral direita, marcar o post na categoria desejada,conforme exemplo abaixo:

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Outra novidade, os quatro blogs eleitos do mês receberão um prêmio surpresa, nosso agradecimento à Secretaria Municipal de Educação pelo incentivo.

Agradecemos aos instrutores que puderam participar deste momento importante e colaborar com a reedição da iniciativa: Jucélio, Greicelis, Dalmir, Alisom, Katiane e Natália.

 

Blog Destaque

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Entra em vigor no dia 07/06 o projeto Blog Destaque. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Educação que objetiva dar maior visibilidade e reconhecimento aos canais de comunicação das unidades públicas de ensino de Itajaí. Estes canais exercem um papel importante na conexão entre escola, comunidade e órgãos gestores da educação pública, porque além de informar pais, alunos e comunidade escolar, eles criam um ecossistema comunicativo tecnológico, uma rede informativa educacional protagonizada por alunos e profissionais da escola, leia mais sobre p conceito de Educomunicação ao final deste post.

O Projeto Blog Destaque conta com uma comissão composta por representantes dos departamentos da Secretaria de Educação. Semanalmente esta comissão visita os blogs e indica, conforme o critério da semana, os nomes dos indicados para apreciação e escolha do vencedor da semana. O resultado será indicado no Portal da Educação.

Regras e critérios a serem considerados na avaliação do Blog Destaque da semana:

– Maior número de Postagens

– Interatividade com usuário – postagem mais comentada, atividades realizadas/respondidas no blog e com comentários, enquetes, votações.

– Criatividade – expressão comunicativa através da arte.

– Inovação/Iniciativa  pedagógica – educação para recepção crítica, mediações tecnológicas no espaço educativo.

Educomunicação é um conceito ou metodologia pedagógica que propõe a construção de ecossistemas comunicativos com relação horizontalizada entre os participantes e produção colaborativa de conteúdos utilizando os recursos tecnológicos disponíveis. Como se entende pelo nome, é o encontro da educação com a comunicação, multimídia, colaborativa e interdisciplinar. Pode ser desenvolvida com estudantes de qualquer idade e utilizada por professores de qualquer área. Conhecida abreviadamente como educom. Exemplos de educomunicação são o uso de rádio escolar, rádio virtual, jornal comunitário, videogames, softwares de aprendizagem online, podcasts, blogs, fotografia, rádio, projetos de entrevistas e reportagens executadas pelos estudantes.

No Brasil várias ONGs e algumas prefeituras desenvolvem programas de educomunicação que possuem em comum a promoção ao protagonismo infanto juvenil e a horizontalidade da comunicação, tentando diminuir as diferenças hierárquicas entre educadores e educandos, ampliando o acesso à cultura e à informação de maneira crítica e autônoma. Em Itajaí a iniciativa tem ganho amplitude e  o primeiro passo para a efetivação da metodologia foi a padronização do endereço eletrônico das escolas, hoje reunidos no domínio blog.educacao.itajai.sc.gov.br/.

Um pouco mais sobre Educomunicação

Segundo pesquisa realizada pelo NCE, são alguns pilares da educomunicação:

  • Educação para recepção crítica.
  • Expressão comunicativa através da arte.
  • Mediações tecnológicas no espaço educativo.
  • Gestão dos processos comunicativos.
  • Reflexão epistemológica sobre a inter-relação Comunicação/Educação.

Educomunicação x TIC

A Educomunicação é epistemologicamente diferente das Tecnologia de Informações e Comunicação (TIC). Quando falamos em TIC ou simplesmente Informática Educativa, na realidade, estamos falando de ações pedagógicas que colocam a ênfase nos conteúdos e efeitos produzidos, isto é, em uma estratégia para tornar o conteúdo mais atraente para o aluno, utilizando os meios de comunicação. Sendo assim, a TIC substitui o quadro negro enquanto ferramenta. Já a Educomunicação, coloca a sua ênfase no processo, ou seja, apesar de o conteúdo e o efeito fazerem parte de toda ação pedagógica, o processo educomunicativo não estabelece um “teto de desenvolvimento do conhecimento”.

Segundo Juán Diáz Bordenave e Mário Kaplún, quanto aos modelos de educação, existem o modelo exógeno – que põe sua ênfase, na mídia, para produção de conhecimento. Já o modelo endógeno – a ênfase está sobre o sujeito e o processo de produção, isto é, uma relação dialogal entre educador e educando. Mario Kaplún afirma que este último modelo, que poderíamos chamar educomunicativo, propõe um relacionamento horizontal entre aluno e professor.

Aproveite o passeio e navegue pelos blogs da rede. Para acompanhar as atualizações das últimas postagens acesse http://blog.educacao.itajai.sc.gov.br/ e acompanhe o feed de todas as unidades.

Inauguração Escola Básica de Campo Maria do Carmo Vieira

Os alunos das comunidades do Km 12 e da Baía têm agora a oportunidade de participar da Educação Integral através de oficinas de taekwondo, música, artesanato, natação, robótica, remo e educação ambiental.

“Hoje a Unidade de Ensino apresenta uma proposta inovadora, que busca diminuir a distância entre a escola e a comunidade através de um currículo diferenciado com crianças do primeiro ao nono ano”, ressalta a Professora Doutora Sandra Cristina Vanzuita da Silva, Coordenadora Técnica da Secretaria Municipal de Educação.

7 6 5 4 31Mais fotos e a matéria completa disponíveis em: http://educacao.itajai.sc.gov.br/noticia/15235/primeira-escola-municipal-de-campo-da-regiao-e-inaugurada-em-itajai#.V1sBRfkrKM8

 

Formação Técnicos da SME – Linux – LibreOffice

Aconteceu dia 23/05 a formação interna para técninos da SME. A formação consta de duas etapas, duas horas presenciais e duas horas no Educline, nosso ambiente virtual de aprendizagem. Dois grupos receberam a formação, totalizando 30 técnicos.

O LibreOffice é uma poderosa suite de produtividade de escritório com planilha, editor de texto, editor de apresentação e muito mais.

Sua interface limpa e suas ferramentas avançadas o farão soltar sua criatividade e melhorar sua produtividade.

O LibreOffice incorpora várias aplicações que tornam-o a mais poderosa suite de produtividade de escritório livre e aberta do mercado.

Uma Suite Office Livre

O LibreOffice é um dos projetos mais amigáveis e de crescimento acelerado no mundo do software de código fonte aberto.

Um Projeto Divertido

O LibreOffice é mais do que software. É também gente, cultura. criação, compartilhamento e colaboração.

Mudar é sempre um desafio. Trabalhar em equipe, nem sempre é acertar o alvo, mas sim se dispor a qualquer momento, ir além de suas expectativas, é ajudar o próximo. Estamos sempre à sua disposição.

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Formação para Instrutores/as de Informática

Formador: Marco Pinheiro – Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Vale do Itajaí (1998) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é docente da Universidade do Vale do Itajaí nos Cursos de Pedagogia e Matémática, trabalhando as disciplinas de Educação e Tecnologia e Educação, Comunicação e Tecnologia. Trabalha na Gerencia de Ensino e Avaliação/Área de EaD da mesma Universidade como responsável pelo Ambientes Virtual de Aprendizagem e Gestão de Cursos EaD. Tem experiência na área de Mídias para EAD, Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias para a Educação.
Tema da Formação Continuada: Mídias para EAD – Gestão e uso das mídias em modelos de planejamento para cursos EAD.

 

Uma ideia sobre o Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) da Univali & “cultura maker”

A Escola Básica Yolanda Laurindo Ardigó, do bairro Praia Brava, foi a Unidade escolhida pelo Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para participar de um projeto piloto que incentivou 16 alunos de 13 e 14 anos a conhecer um pouco mais sobre a “cultura maker”. O projeto durou 12 horas, divididas em três dias da semana passada.

Durante a iniciativa, os alunos participaram de um circuito o qual percorreram quatro áreas temáticas que envolveram a marcenaria, o artesanato em papel, a eletrônica e a modelagem/impressão 3D. Os estudantes vivenciaram a produção de artefatos com uso de diferentes técnicas construtivas digitais e não digitais. Eles ainda foram estimulados a buscar na internet referências e ideias de projetos para realizar.

“Nosso principal objetivo foi o de promover atividades que levem o estudante a se tornar o protagonista de sua realização, buscando com isso que ele desperte, redescubra ou consolide o seu espírito maker. Em nossa visão o espírito maker está ligado ao resgate do gosto por aprender e realizar coisas. Daremos atenção especial à criação de uma postura que possibilite aos estudantes compreenderem que os erros e falhas são parte do processo e são fundamentais para possibilitar o reprojeto e o aprimoramento. As posturas de resiliência para tentar novamente além de lidar com a frustração decorrente de um projeto que não se concretizou como desejado estão entre as atitudes mais impactantes para o restante da vida dos estudantes e que podem germinar a partir de uma oficina como a que buscamos proporcionar”, ressalta o professor doutor André Raabe, responsável pelo projeto.

E.B. Francisco Celso Mafra vence a Gincana do Conhecimento

Alunos acertaram 90% das questões na grande final e levaram o título para a Itaipava.

Com um desempenho quase perfeito na manhã desta terça-feira (10), os alunos Andrielly e Marco, da turma 901 da Escola Básica Francisco Celso Mafra, conquistaram para a Unidade Escolar do bairro Itaipava o título da Gincana do Conhecimento da Rede Municipal de Ensino. Os estudantes acertaram 90% das questões e com este resultado conseguiram acabar a disputa na frente dos demais concorrentes. Outras seis Unidades da Rede Municipal de Ensino participaram da grande final no auditório superior da Secretaria Municipal de Educação. Em segundo lugar ficou a Escola Básica Professora Judith Duarte de Oliveira, seguida da Escola Básica Gaspar da Costa Moraes. Os finalistas responderam a 10 questões, sendo cinco de português e cinco de matemática.

Os vencedores receberão como prêmio, além de troféu e medalha, uma tarde de divertimento no Bowl Club Itajaí. O prêmio foi patrocinado pela Escola de Idiomas KNN.

Torcida à distância

Os finalistas da Gincana do Conhecimento, Solidariedade dos Saberes receberam incentivos dos colegas de classe, à distância. Para estimular o lado virtual, a organização do evento preparou sete vídeo conferências. Assim, os alunos puderam torcer da própria sala de aula para os amigos que estavam representando a Escola.

Os professores e diretores das escolas que se deslocaram até o auditório foram recepcionados por um auditório especialmente preparado. Um dos momentos de maior emoção foi quando os professores de matemática e português receberam homenagens dos alunos, seguido por uma flor.

A Gincana do Conhecimento, Solidariedade dos Saberes teve como objetivo reforçar os conhecimentos aprendidos em sala de aula em uma competição que estimulou o raciocínio lógico e o espírito de equipe. A iniciativa trabalhou as disciplinas de português e matemática com os alunos do nono ano da Rede Municipal de Ensino de Itajaí de um jeito diferenciado.

A Gincana aconteceu nas escolas da seguinte forma: os alunos foram divididos em pequenos grupos, com cada grupo representando uma cor. Eles tinham quatro minutos para resolver ao questionamento que aparecia no telão. Quando o tempo acabava, eles levantavam uma plaquinha com a letra correspondente a resposta que consideravam corretas. Ganhava o grupo que acertasse mais questões. Na grande final, as plaquinhas serão substituídas foram tablets.

“É muito gratificante ver o resultado final disso tudo. Nós nos esforçamos muito para essa grande final. Foram meses de dedicação para que tudo saísse corretamente, e saiu. Nesta reta final conseguimos ver o quanto os alunos evoluíram e o quanto a Gincana foi importante para a integração da sala de aula”, comenta a Supervisora de Gestão de Ensino Fundamental professora Hilze Leopoldo, organizadora do evento.

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Mais fotos em: http://www.itajai.sc.gov.br/banco-imagens?id_noticia=13730#.VkOclnarRG9

Grande final da Gincana do Conhecimento é nesta terça

Iniciativa trabalha as disciplinas de português e matemática com os alunos do nono ano.09

Depois de quase seis meses de disputas, os alunos finalistas das Escolas Básicas Gaspar da Costa Moraes, Antônio Ramos, Padre Pedro Baron, João Duarte, Arnaldo Brandão, Professora Judith Duarte de Oliveira e Francisco Celso Mafra, disputam nesta terça-feira (10), o título da Gincana do Conhecimento, Solidariedade dos Saberes. O evento acontece no auditório superior da Secretaria Municipal de Educação, a partir das 08h30. Apenas os finalistas estarão presentes na Secretaria de Educação, os colegas assistirão à disputa da sala de aula, através de vídeo conferência. Os alunos terão três minutos para responder cada pergunta do desafio final.

A Gincana do Conhecimento, Solidariedade dos Saberes tem como objetivo reforçar os conhecimentos aprendidos em sala de aula em uma competição que estimula o raciocínio lógico e o espírito de equipe. A iniciativa trabalha as disciplinas de português e matemática com os alunos do nono ano da Rede Municipal de Ensino de Itajaí de um jeito diferenciado.

A iniciativa aconteceu nas escolas da seguinte forma: os alunos foram divididos em pequenos grupos, com cada grupo representando uma cor. Eles tinham quatro minutos para resolver ao questionamento que aparecia no telão. Quando o tempo acabava, eles levantavam uma plaquinha com a letra correspondente a resposta que consideravam corretas. Ganhava o grupo que acertasse mais questões. Na grande final, as plaquinhas serão substituídas por tablets.

“Percebemos que os alunos são muito competitivos, por isso decidimos criar esta Gincana do Conhecimento. Como eles querem ganhar, automaticamente vão se esforçar ainda mais para estudar o conteúdo aprendido em sala de aula e conseguir assim, responder corretamente às questões” comenta a Supervisora de Gestão de Ensino Fundamental Hilze Leopoldo.

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Grande final da Gincana do Conhecimento é nesta terça_54496

Grande final da Gincana do Conhecimento é nesta terça_54495 Mais fotos acesse: http://www.itajai.sc.gov.br/banco-imagens?id_noticia=13722#.VkOZanarRG8

Disponível em: http://educacao.itajai.sc.gov.br/noticia/13722/grande-final-da-gincana-do-conhecimento-e-nesta-terca#.VkOZ53arRG-

Educação lança aplicativo para informar comunidade

Recurso permite acesso pelo celular a editais de Concurso e Processo Seletivo e ainda, à Fila Única.

O universo da tecnologia móvel, principalmente dos aparelhos como Tablets e Smartphones está cada vez mais presente no cotidiano da população. Já não é mais necessário ir até o Banco para realizar transferências bancárias e pagar contas, por exemplo. Foi pensando nessa comodidade, que a Secretaria Municipal de Educação de Itajaí decidiu criar um aplicativo para estabelecer um contato mais eficaz com profissionais da cidade, além de pais de alunos, pessoas que prestaram concursos públicos e pais que estão na Fila Única.

O aplicativo já pode ser encontrado em telefones Androids, na Play Store do Google, com o nome “Educação Itajaí”. Ele é totalmente gratuito e tem sete campos específicos: “Intranet”, “Jogos”, “Mérito Educacional”, “EducLine”, “Publicações DGP (Diretoria de Gestão de Pessoas)”, “Atendimento” e “Fila Única”.

O aplicativo foi desenvolvido através de uma pesquisa realizada pela própria Secretaria de Educação. A Diretoria de Tecnologias Educacionais verificou que, em média, 30% das visualizações do site da Educação são realizados por aparelhos móveis.

“Este aplicativo serve para a integração de todos os sistemas da Secretaria de Educação, como: Gestão de Pessoas, Fila Única, Impressão de Certificados, Jogos Educativos, entre outros. Ele tem como foco uma versão Global, que serve justamente para facilitar. O Aplicativo já está na rede e funcionando 100%. Um ponto interessante, é que a população poderá realizar questionamentos através do aplicativo e receber respostas minutos depois”, afirma um dos idealizadores do projeto, Luis Augusto Leite, Gerente de Mídias e Conteúdos Educacionais para Internet.

Link do Aplicativo: https://play.google.com/store/apps/details?id=appinventor.ai_educacaoitajai.EducacaoAPP&hl=pt_BR

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Conheça os vencedores do Prêmio Mérito Educacional 2015

Cerimônia desta quarta-feira lotou o Auditório do Teatro Municipal de Itajaí e levou emoção para mais de 500 pessoas

As mais de quinhentas pessoas que foram até o Teatro Municipal de Itajaí na noite desta quarta-feira (21), presenciaram um evento diferente, especialmente dedicado para os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Itajaí. A quinta edição do Prêmio Mérito Educacional levou emoção e alegria para as pessoas que lotaram o auditório. Emoção que tomou conta dos 338 profissionais inscritos e que estavam esperançosos com a chance de serem premiados em uma das 10 categorias do evento.

O Prémio Mérito Educacional surgiu como uma forma de identificar, valorizar e divulgar experiências singulares, executadas por profissionais da Rede Municipal de Ensino. Os três primeiros colocados de categoria foram premiados com notebooks e tablets.

As fotos do evento estão do Flickr da Prefeitura, acesse clicando aqui: https://www.flickr.com/photos/secomitajai/albums/72157660133381016
Confira os vencedores:
EDUCAÇÃO INTEGRAL

1º lugar Noemia Valéria da Silva dos Santos de Almeida – “Aprendendo sobre Região Sul através da arte” – CEDIN Napoleão de Souza

2º lugar Vanessa Cristina Tavares Lopes Vieira – “Releitura dos Contos clássicos” – CEDIN Jacy Dias Ramos

3º lugar Ilzeane Beatriz Coelho Vianna – “Sem agrotóxico têm mais sabor” – E.B.Padre Pedro Baron
APOIO ESCOLAR

1º lugar Leonard Hostins – “Rádio Eja- da implementação à concretização da rádio escolar mais jovem do Brasil” – Centro Educacional Pedro Rizzi

2º lugar Ana Lúcia de Lima Vargas – “Construindo conhecimento nas ondas da web rádio” – E.B. José Medeiros

3º lugar Genival Sandro Padilha “O prof. construindo materiais didáticos, utilizando mídias digitais” E.B. Prof. Martinho Gervási

PROFESSOR EJA

1º lugar Josiane Teixeira – “Curta machado de Assis com a Gente!” – C.E.Pedro Rizzi

2º lugar Marilsa Aparecida da Silva – “Quem disse que matemát ica não precisa leitura?” – E.B.Gaspar da Costa Moraes

3º lugar Douglas Eduardo Cardoso – “Geometria aplicada para mobilidade e segurança” – E.B.Theresa Bezerra de Athayde

PROFESSOR 0 A 3 ANOS

1º lugar Cínthia dos Santos – “Somos todos diferentes, que diferença faz?” –  CEI Prof. Ermelinda Potter Custódio

2º lugar Alexsandro Correa –  “Musicalizando: eu me remexo muito!” – CEI Cândida Vargas

3º lugar Alessandra Sedrez Rocha – “Família presente, criança contente!” – CEI Prof. Diva Vieira Abrantes

PROFESSOR 4 A 6 ANOS

1º lugar Cláudio da Silva – “Ciranda, cirandinha, vamos todos cantar?” –  CEI Hercílio Bento

2º lugar Tainara Rosalia Soares –  “Cada letra um aprendizado” – EB Melvin Jones

3º lugar Roberta de Souza Visintainer – “De onde vem as coisas?” –  CEI Dra Zilda Ars Neumann

PROFESSOR ANOS INICIAIS

1º lugar Karina Costa – “Pequenos leitores grandes autores” –  G.E.Carlos de Paula Seára

2º lugar Sandra Maria de Limas Cardoso – “Do passado ao presente… Do Vassourão a São Vicente” –  EB Aníbal Cesár

3º lugar Ariene Lopes Zajankauskas – “Da escrita popular para a convencional: Trabalho com diários” –  GE Jorge Domingos Gonzaga

PROFESSOR ANOS FINAIS

1º lugar Jacqueline Angioletti – “Violência Escolar: Estudo de caso e estratégias de prevenção” –  EB Martinho Gervasi

2º lugar Larissa Linara Lima de Souza – “Mude a lente dos seus olhos: Respeite as diferenças” –  EB Prof.Maria Rosa Heleno Schulte

3º lugar Lara Fabiana Carvalho Back “Arte, tecnologia…Ação!” – EB Maria Dutra Gomes

ESPECIALISTAS

1º lugar Marcely Vardanga – “Clube do livro: compartilhando leituras e formação estética” – CEI Anninha Linhares

2º lugar Elaine Cristina de Souza – “Ajudantes do saber” – E.B.Prof.Mª. Rosa Heleno

3º lugar Maristela Silva Furtado – “Quem pode ajuda porque: porque saber ler é preciso, saber escrever também” – E.B.Pref.Alberto Werner

EDUCAÇÃO ESPECIAL

1º lugar Milena Soares Gomes Bittencourt – “A leitura e a escrita na sala de aula” – E.B.Melvin Jones

2º lugar Tatiane Maria Lui Zancanaro – “Chapeuzinho vermelho surda” – CEMESPI

3º lugar Daniela Nascimento de Souza – “Projeto de jogos quebrando a cuca” – CEMESPI

AGENTES

1º lugar Evonete da Silva “Quem quer brincar põe o corpo e a imaginação a navegar” – CEI Prof. Diva Vieira Abrantes

2º lugar Olivia dos Santos Faial – “Acolher e interagir na Educação Infantil” –  CEI Padre João Pivatto

3º lugar Patrícia dos Santos Cardoso – “Descobrindo novos sabores” –  CEI Lausimar Laus

Disponível em: http://educacao.itajai.sc.gov.br/noticia/13544/conheca-os-vencedores-do-premio-merito-educacional-2015#.VkONCXarRG9