Bandeira de Itajaí para pintura

Escola

HISTÓRICO

A Escola Básica Avelino Werner está localizada na Rua Santo Antônio, 320, bairro São Judas, no município de Itajaí, Estado de Santa Catarina.

Localização

Em 1951, foi criada com a denominação de Escola Isolada de Rio Pequeno, situada na rua José Pereira Liberato, sem número; na época era prefeito o Sr. Paulo Bauer.

Em 1959, tendo-se em vista o aumento da matrícula, a Escola foi transferida para a rua Heitor Liberato, número 725. Neste local funcionavam quatro Escolas Agrupadas.

Em 1965, passou a denominar-se Escola Reunida Avelino Werner, pelo Decreto 79, de dois de junho de 1965. A Escola foi ampliada com mais duas salas de aula, uma cozinha e um gabinete, tendo como sua primeira diretora a professora Marlise Vieira Bittencourt, que dirigiu a Escola até 1977; época da administração do prefeito Sr. Eduardo Sólon Cabral Canziani Em 1971, pelo Decreto 623, de 31 de março de 1971, passou a se denominar Grupo Escolar Avelino Werner, localizado a rua Indaial, 1362, no Bairro São Judas Tadeu. Construída em prédio de alvenaria; sendo seis salas de aula, um gabinete, uma biblioteca, uma cozinha e dois banheiros.

Pelo Decreto 734, de vinte de março de 1972, a Escola Supletiva Municipal Felício Moser de Canhanduba, passou a funcionar no Grupo Escolar Avelino Werner.

Em 1973, pelo Parecer 171/1973, foi implantada a quinta série dentro das normas da Lei 5692/1971 e, pelo Decreto 933/ 1973, o Grupo Escolar Avelino Werner converteu-se em Escola Básica Avelino Werner.

Em 1974, foi implantada a sexta série pelo Parecer  290/19773.

Em 1975, foi implantada a sétima série pelo Parecer 426/1974.

Em 1976, foi implantado pelo Parecer 426/1974 a oitava série. Neste ano foram construídas mais duas salas de aula.

Em 1977, aposentou-se a diretora Marlise Vieira Bittencourt, assumindo seu lugar, a professora Maria Terezinha Lemos.

Em quinze de maio de 1982, foi inaugurada a Quadra de Esportes.

Em 1983, assumiu a direção da Escola a professora Constancia da Silva Anacleto.

Em 1985, foi construída uma sala para o funcionamento da Biblioteca Escolar e restaurada a Quadra de Esportes.

Em 1986, o Poder Executivo Municipal adquiriu a compra de um terreno com área de quatrocentos metros quadrados e uma casa mista de setenta e dois metros quadrados, na rua Santo Antonio, 316.

Em 1986, foi implantado o Sistema de Sala Ambiente na Rede Municipal de Ensino de Itajaí e assumiu a direção da Escola a professora Maria da Graça Molleri.

Em 1988, ocorreu a criação do Pré – primário e a função de Agente de Saúde, bem como a reforma em toda a sua estrutura física.

A partir de agosto de 1989, os professores de primeira série da Rede Municipal de Itajaí, Projeto Alfabetização em Ação, freqüentaram a Escola em curso diário.

Em 1991, construiu-se uma sala para a Educação Física e se realizou a cobertura da quadra de esportes. Neste mesmo ano, pelo Parecer 240/1973 – CEE/SC, implantou-se o ensino noturno.

Em 1992, instalou-se a iluminação na quadra de esportes.

Em 1993, assumiu a direção a professora Constancia da Silva Anacleto e ocorreram as seguintes reformas: ampliação do muro da quadra de esportes, a reforma do banheiro masculino e feminino, a colocação de piso em três salas de aula e hall de entrada, reforma do foro em três salas de aula, restauração da parte elétrica, troca de telhas em duas salas de aula, a ampliação da cantina, a colocação de calhetão de eternit no corredor de acesso à quadra de esportes, a confecção de dois quadros de giz, o reparo na tubulação de drenagem pluvial, a construção de suportes para a tabela de basquete e a pintura de três salas de aula.

Em 1994, assumiu a direção o professor Hildon Manoel Siqueira; permaneceu no cargo até julho do mesmo ano quando se afastou para gozar a licença prêmio assumindo a direção a professora Deigre Aparecida Ramos Godinho. Neste ano ainda, ocorreram as seguintes reformas: a ampliação do muro da quadra de esportes e do muro no fundo da escola, a reforma do forro em cinco salas de aula, a despensa e o gabinete, a restauração da parte elétrica, a colocação de piso no refeitório, troca de telhas em duas salas de aula, pintura geral da escola, a colocação de janelas de alumínio em quatro salas de aula, a troca da porta do gabinete, reparos nas janelas da cozinha e o reparo na caixa d’água.

Em 1995, houve a reforma em uma das salas do prédio para ser instalada a sala de Computação e a colocação de piso em uma das salas de aula. A sala de Computação ficou a cargo da professora Marinez Panceri Colzani.

Em 1997, assumiu a direção a professora Tânia Regina Bueno.

Em 1999, assumiu a direção o professor Júlio da Silva.

Em 2004, a Escola foi reformada com a ampliação da Biblioteca Escolar, o refeitório, a sala de professores e dos especialistas e a cantina. Nas salas de aula, os tacos foram substituídos por granito; as janelas, por alumínio. A inauguração desta reforma ocorreu em vinte e seis de novembro de 2006 pelo prefeito Jandir Bellini.

historico da escola foto

Em 2005, no mês de fevereiro, assumiu a direção o professor Osmar Maciel. E, no mês de julho do mesmo ano, assumiu a direção a professora Heluiza Maria Gonzaga Stein.

Em 2007, o Ensino Fundamental de nove anos foi implantado de acordo com a Lei 11.274 de seis de fevereiro de 2006.

Em 2007, na Educação de Jovens e Adultos, foi implantado o quinto ciclo equivalente ao Ensino Médio pelo Parecer 04/2008, do Conselho Municipal de Educação.

Em vinte e um de junho de 2008, foi inaugurado o Projeto Escola Aberta, pelo prefeito Volnei Morastoni, que atendeu aos sábados a comunidade em geral, oferecendo as seguintes oficinas: Taekwondo, Artes, Informática e atividades volantes.

Em 2009 assumiu a direção, as diretoras Silvana Farias dos Santos e Ivete Pezzini Vitorino, sendo prefeito, Jandir Bellini.

Em 2010 assume uma nova Diretora Cléia Mara Ribeiro Duarte.

Em 2011 deixou de funcionar a EJA (Educação de Jovens e Adultos), no período noturno. Os alunos foram transferidos para Escola Básica João Duarte.

Em 2012 assume a nova Diretora Mary Lucia Westphal de Gregório.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>